quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Nissan Livina 1.6 2013 - Impressões

Amigos,

Em setembro fiz uma pequena viagem pela Europa e, como todo autoentusiasta que se preza, aluguei um carro no velho continente. Mas esta história ficará para a próxima postagem.

Antes, tive a oportunidade de dirigir o Nissan Livina por pouco mais de uma centena de quilômetros. Os valores cobrados no estacionamento do aeroporto eram tão altos que ficou mais em conta alugar um carro em minha cidade e devolver no aeroporto.

Reservei um carro, na categoria station wagon, já preparado para dirigir uma das VW Parati que avistei no pátio da locadora dias antes. No dia da retirada uma surpresa: a frota fora renovada e a velha perua da Volks dera lugar ao Nissan Livina.

Perua ou minivan? - Foto: Autor
O gerente da locadora disse que o Nissan Livina custa o mesmo que um Fiat Palio Weekend, com a vantagem de ter mais espaço e, digamos, mais status. O cliente fica com a impressão de que está levando mais por menos e a locadora tem o mesmo custo de aquisição.

Será que o que vale para o mercado de locação vale também para o consumidor final? Que impressões passa a perua/minivan da Nissan?

EXTERIOR:

O desenho é tão empolgante quanto o de um furgão de entregas. Peruas como a finada Renault Megane Grand Tour provam que é possível aliar beleza e funcionalidade. Nesta versão (ainda existe o Gran Livina, de carroceria alongada e 7 lugares), o Nissan parece um misto de perua e minivan.

A frente da versão mais simples parece estranha, pois mantém a grade cromada da versão mais luxuosa, mas depena os faróis de neblina. Ficaria mais harmoniosa com uma grade preta ou na cor da carroceria.

Traseira "bem comportada" - Foto: Autor
As laterais e a traseira são mais harmoniosas, no estilo "bem comportado", sem lanternas na coluna ou vincos agressivos. Esta versão, mais simples, traz rodas de ferro, com calotas, e é calçada por pneus 185/70/14. Na prática é um carro discreto, com exceção da grade frontal cromada.

INTERIOR:

O interior é simples e funcional. O painel, de fácil leitura e boa ergonomia, parece antigo frente aos painéis da Ford ou da Hyundai, mas combina com a proposta racional do Livina.

Tudo simples e funcional - Foto: Autor
Mesmo esta versão mais simples já conta com air bag duplo, freios ABS, direção hidráulica, ar condicionado e vidros, travas e retrovisores elétricos. Fez falta apenas um controle remoto para destravar as portas. Também fez falta o marcador de temperatura do motor, suprimido na maioria dos carros asiáticos.

Painel de fácil leitura, porém sem marcador de temperatura - Foto: Autor

IMPRESSÕES:

Nos cerca de 100 quilômetros percorridos, o Nissan surpreendeu pela boa estabilidade para uma minivan, embora o motor 1.6 de 108cv tenha sofrido para embalar o Livina carregado com três pessoas mais a bagagem de duas mocinhas.

Para manter um bom ritmo na estrada era necessário andar acima das 3.500 RPMs. A posição de dirigir correta, somado ao câmbio preciso e a embreagem assistida colaboraram para que a viagem não fosse tão cansativa. O motor 1.8 das versões superiores deve casar melhor com a situação de carro cheio.

Porta malas pronto para a viagem - Foto: Autor

CUSTO BENEFÍCIO:

O Nissan Livina zero quilômetro parte, com os equipamentos descritos acima, de R$ 43.190,00. A versão 1.8, oferecida somente com câmbio automático, parte de 48.190,00. Um Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 parte de R$ 43.010,00 (todos valores de tabela).

Pelo mesmo preço de uma perua derivada de um carro pequeno, pois um Palio Weekend vai ter o mesmo espaço interno de um Palio, apenas com um porta malas maior, o Nissan Livina é mais carro, afinal, quem compra um carro destes quer, acima de tudo, espaço. O gerente da locadora tinha razão.

Pensa em comprar um Livina? Gaste um pouco mais e fique com a versão 1.8 automática, com câmbio e motor mais adequados à proposta do Nissan.

Um forte abraço e até a próxima!

Bruno Hoelz

2 comentários:

  1. Olá xara, fiquei com algumas duvidas e que acho fundamental na hora da compra além do que informou.
    Revisoes e custo de manutenção, desvalorização, seguro(caro ou barato?) e se apresenta muitos defeitos nesse cambio automatico como já houvi falar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      De fato a postagem carece das informações que você questiona. Minha intenção foi falar apenas sobre as impressões inciais do carro.

      Vou tentar buscar as informações que você precisa e lhe respondo em breve, ok?

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir

Seu comentário é bem vindo!