quinta-feira, 4 de julho de 2013

Revisão na Honda

Amigos,

Uma das postagens mais visitadas do Blog é a CARRO NA GARANTIA, REVISÃO NA CONCESSIONÁRIA, onde tento fazer uma espécie de guia, para que o incauto cliente sobreviva as conhecidas políticas de serviços desnecessários ou mal executados das concessionárias.

Como autoentusiasta da família, sou responsável pela manutenção de meia dúzia de carros, alguns deles ainda em garantia, o que me obriga a conviver com concessionárias de diversas marcas.

Pois bem, chegou a hora de efetuar a revisão dos 20.000km do Honda Civic 2012. O objetivo inicial da postagem desta semana era aproveitar o marco na quilometragem para falar sobre o carro, já que é o veículo que mais utilizo, depois do Gurgel Tocantins (cuja história já contei AQUI). Porém, pude acompanhar bem de perto o serviço efetuado e o cuidado e apuro técnico que observei na concessionária merecem registro.

Ambiente limpo, bem iluminado e com total acesso para o cliente - Foto: Autor
A oficina é limpa, organizada e bem iluminada. Os mecânicos usam macacões brancos! O orçamento é claro e fiel à manutenção preventiva preconizada no manual do proprietário, sem a "recomendação" de outros serviços.

Carro no elevador, pude me aproximar e conversar com um tímido, porém solícito e paciente mecânico que explicou didaticamente cada serviço que estava executando. Acreditem, ele realmente sabia o que estava falando e conhecia intimamente o carro.

Limpa contatos aplicado em diversos pontos da instalação elétrica, bornes da bateria limpos, dobradiças e fechaduras lubrificadas, tudo, absolutamente tudo conferido, da facilidade para abrir capô e porta malas até o funcionamento de luzes e equipamentos.

O ferramental é um capítulo à parte: cada presilha era retirada com um sacador, sem adaptação de ferramentas, como nas Fiats e Fords onde vou com outros carros. O melhor, porém, estava reservado para a metade final do serviço.

Torquímetro! Na hora de efetuar a remontagem de alguns componentes e fazer o chamado reaperto de carroceria e suspensão, o mecânico abriu uma tabela em seu notebook e passou a utilizar um torquímetro, aplicando o torque correto em dezenas de parafusos sob o Civic.

Para um autoentusiasta, ver seu carro sendo tratado do jeito que deve ser - e não por aquele mecânico que repete "É besteira... Não precisa..." - é algo que traz satisfação. Isso vir de um mecânico de concessionária, e não do seu mecânico de confiança, é para ganhar o dia!

Rodas, após o balanceamento e rodízio, foram montadas com o torquímetro, bem como o parafuso do dreno do cárter, que recebeu pouquíssima carga, pois o mecânico o apertou com os dedos, bastando menos de 1/4 de volta com o torquímetro para o estalo indicar o torque correto. Filtro de óleo foi rosqueado com as mãos, como deve ser. Até o protetor de cárter recebeu o torque correto!

Consultor monta placas verdes para teste de rodagem - Foto: Autor

Após o alinhamento, teste de rodagem. Porém, nada de simplesmente pegarem seu carro e saírem. Antes, é montado um par de placas verdes sobre as do veículo. Assim, a responsabilidade caso ocorra algum acidente, com seguro total, além de eventuais multas, fica toda por conta da concessionária.

Revisão efetuada, manual carimbado. Custo? Revisão dos 20.000km: R$ 333,60. Alinhamento/balanceamentos: R$ 145,00. Não é surpresa que o carro que este Civic substituiu - um outro Civic 2007 - teve suas revisões carimbadas até sua troca, com pouco mais de 100.000km.

Ao final da revisão, o consultor pediu que eu assinasse mais alguns papéis. Na entrada do carro na oficina, reclamei que havia uma peça desalinhada no painel. Uma funcionária veio durante o serviço, tirou algumas fotos e preencheu um formulário.

Peças desalinhadas no painel - Foto: Autor
O consultor informou que a peça desalinhada é a tampa do air bag do passageiro e que, talvez, o problema só seja resolvido com sua substituição completa. Numa prova de respeito ao consumidor, a Honda cogita substituir uma peça de alto custo, em garantia, para alinhar o acabamento do painel! Estou aguardando contato da concessionária e contarei o final desta história tão logo se resolva.

Sim, eu sei, vivemos uma inversão de valores. O tratamento recebido na Honda é que deveria ser regra, mas não é o que vivemos nas concessionárias. É pena que a história de um consumidor que recebe o tratamento correto é a que mereça registro.

No próximo mês outro carro da "frota", uma Fiat 500, fará 30.000km. Sua dona (ainda) faz questão de mantê-lo na garantia. Já estou me preparando para a batalha: depois desta experiência na Honda e considerando as experiências anteriores na Fiat, será como ir do céu ao inferno.

Acreditem: dependendo do serviço efetuado, após carimbar a revisão no manual, o Fiat precisa ir ao mecânico de confiança para conferência e ajustes. Será que vale a pena manter a garantia assim?

Um forte abraço e até a próxima!

Bruno Hoelz

9 comentários:

  1. muito bom...parabéns...qual concessionaria?

    thayseluyanne@hotmail.com

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    1. Obrigado!

      A revisão foi feita na Honda Hayasa, em Niterói - RJ.

      Bruno Hoelz

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  2. conheci o blog hoje ...gostei muito, muita coisa interessante mesmo....vi que tens uma boa experiência com concessionarias, por acaso tem experiência com mais alguma outra concessionaria Honda no RJ além da Hayasa?, ou tem conhecimento de alguma que tenha este mesmo padrão relatado no post? Fico muito agradecido com qualquer dica!

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    1. Fico feliz que tenha gostado do blog!

      Infelizmente minha experiência em concessionárias Honda se resume à Hayasa. Como achei os serviços satisfatórios, não tive motivos para procurar outra...

      Bruno Hoelz

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  3. Olá Bruno,
    Parabéns pelo blog. Sempre o consulto. Pena que você não esteja atualizando-o com frequência, mas continuo acompanhando. Minha questão é a seguinte: a venda de semi-novos na Hayasa de Niterói é tão confiável quanto a sua oficina? Estou procurando um semi-novo (2013-2014) e, aparentemente, comprar em uma concessionária seria menos arriscado do que em uma loja ou particular (por exemplo, em razão da garantia de 3 meses e da menor possibilidade de adulteração do odômetro). Só que vi muitas reclamações da Hayasa no Reclame Aqui. Desde já agradeço a ajuda e comentários.
    Abraço,
    Antonio

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    1. Olá Antonio!

      Estou preparando com carinho novas postagens e pretendo, em 2015, voltar a publicá-las semanalmente.

      Fiquei surpreso com a quantidade de reclamações da Hayasa no site Reclame Aqui. A maioria delas sobre problemas na compra de seminovos.

      Na verdade, minhas experiências com a Hayasa foram sempre muito positivas, mas eu nunca comprei um seminovo. Além de fazer as revisões de dois Honda Civic da família, comprei um deles lá, mas 0 Km.

      Veja que não há reclamações em relação à qualidade dos usados vendidos e sim problemas com entrega e documentação. Ainda assim acho mais seguro que comprar de um particular mal intencionado.

      Se ainda quiser fazer negócio com a Hayasa, meu conselho é tomar todos os cuidados em relação à documentação. Peça os números de chassi e renavam do veículo pretendido e você mesmo poderá consultar no site do Detran multas, IPVAs e quitação de fiunanciamentos de maneira gratuita.

      Além disso, dê uma olhada nessa postagem:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/03/comprando-um-carro.html

      Boa sorte na compra de seu novo carro!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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    2. Caro Bruno,

      Agradeço suas orientações. Dentre as várias opções que pesquisei, tomando por base um teto de cerca de 40 a 43 mil reais, acabei optando por um Etios X Sedan 0km (2014/2015), que custou R$ 39.511,00. Os motivos são mais racionais do que emocionais, visto que o Etios não é, realmente, nenhum primor de design. Porém, além da mecânica confiável da Toyota, este modelo já vem com ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (nas 4 portas), retrovisores elétricos, sensor de ré, motor 1.5, 92cv (gas)/96,5cv (etanol), 14kgfm de troque, cambio manual de 5 marchas, além de uma mala gigantesca de 562 litros.
      Abraços,
      Antonio

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  4. vou fazer a revisão de 20000 km agora em Araçatuba-SP, sera que sera o mesmo tratamento ?

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    1. Tomara que sim!

      Não deixe de nos contar sua experiência.

      Grande abraço,

      Bruno Hoelz

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